Wednesday 8 July 2015

Deveríamos enviar navios de guerra ou Growboxx plantcocoons® para a África?

Meu pai – nascido em 1930 – teve de deixar a escola quando tinha 11 anos, no começo da segunda guerra mundial. Como um camponês, ele me ensinou uma grande verdade: ‘nunca gaste dinheiro em leite, é melhor comprar uma vaca’. 

Nos últimos meses temos visto cenas horríveis de milhares de refugiados da África, tentando achar uma vida melhor na Europa. A Europa decidiu enviar navios de guerra. Será esta uma resposta correta? O problema real não são as embarcações transportando os refugiados, mas sim, o desejo de abandonar o continente africano.

Se desenvolvermos perspectivas de uma boa vida na África, seus habitantes vão permanecer lá, em vez de fugir para a Europa, onde hoje eles esperam encontrar uma vida melhor? Se a solução é tão simples, porque não a implementamos? Poderia ser porque a Europa está sempre tentando resolver problemas isolados, em vez de enxergar o todo como integrado? Seria fácil usar a Grécia como exemplo, mas usarei um outro. A Holanda quer aumentar a sua produção de energia sustentável dos 4% atuais para 23% em 2023 a fim de reduzir suas emissões de carbono. Vai investir 20 bilhões de dólares em moinhos de vento para alcançar esse objetivo. O investimento resultará numa redução de 1,2% das emissões de carbono. Em consequência desse investimento o preço da energia para as famílias holandesas — das quais 9% já estão sem emprego — vai triplicar dos 5 centavos por kW hoje para 17 centavos em 2020. Isto faz sentido em termos financeiros? Não deveríamos olhar a mudança climática como um problema  integrado em vez de isolado?  

Penso que temos 7 desafios integrados para resolver no século 21, entre eles, a mudança climática. São:
  1. Erosão 
  2. Pobreza
  3. Crise alimentar 
  4. Mudança climática 
  5. Desemprego 
  6. Êxodo rural  
  7. Retração dos lençóis freáticos  
Africanos vêm para a Europa porque sofrem muito com esses 7 desafios. É por isso que proponho encarecidamente o investimento na Treesolution (Solução Árvore). Pelos mesmos 20 bilhões de dólares, que a Holanda está gastar com moinhos de vento, podemos plantar uma Grande Muralha Verde Africana com a Tecnologia Groasis, plantando  assim, 15 milhões de hectares com árvores frutíferas, criando 15 milhões de novos empregos e produzindo 75 milhões de toneladas de alimentos por ano. 

A Universidade de Stuttgart constatou que as árvores Jatropha decompõem até 25 toneladas de CO₂ por hectare; 15 milhões de hectares de árvores frutíferas podem facilmente decompor 225 milhões de toneladas de CO₂ por ano — semelhante às emissões anual da Holanda . Usando a Treesolution para plantar toda a Grande Muralha Verde Africana, a Holanda será o primeiro país no mundo a ter uma emissão de CO₂ 100% neutra. Esta neutralização de CO₂ pode ser atingida com o mesmo investimento para construção de moinhos de vento que reduzirão as emissões de CO₂ em apenas 1.2%. Não só a Grande Muralha Verde Africana criará 15 milhões de empregos na África, como também criará milhares de empregos na Holanda. Plantar árvores frutíferas —  a Treesolution - é a solução integral que precisamos para os 7 Desafios integrados, ajudando assim a parar a emigração e criar perspectivas de prosperidade, nos corações e mentes dos africanos. 

Queiram compartilhar estes pensamentos com parentes e amigos, para que possamos começar um debate e melhorar a vida de milhões de pessoas vivendo na África e os quase  60 milhões de desalojados no mundo inteiro . Para ajudar no debate, a abrimos um fórum  no nosso  website www.groasis.com .

O Mosqueteiro Verde 

Ps: você pode baixar de graça o meu livro the Treesolution sobre este assunto aqui

No comments:

Post a Comment