Friday 1 August 2014

Criação de riqueza, parte 1

Eu estava ouvindo um grupo de futuros observadores na televisão. A discussão era "a influência da internet em nossas vidas e trabalho." E na sociedade como um todo. Eles analisaram que a internet está destruindo milhões de empregos e, por isso, na verdade, criando pobreza. Palavras como "regras, proibir, destruição e restaurar" foram usadas o tempo todo.

A opinião geral era de que a internet não tem uma boa influência na criação de emprego. Mais de 25% dos atuais postos de trabalho estão ameaçados por ela. De acordo com eles, cria pobreza nas famílias e teria sido melhor para muitos se ela não tivesse mesmo começado. Não há soluções para resolver este problema de criação de emprego.

Eu vejo isso de forma diferente. Compare isso com 200 anos atrás: todas as mulheres na terra estava trabalhando com a roda de fiar. Em seguida, James Hargreaves desenvolveu o "Spinning Jenny" em 1764 e, depois de 100 anos, 100% das mulheres tinham perdido este trabalho. Isso foi 50% da população do mundo. Então, o que está acontecendo agora com a internet ainda não é nada em comparação com a influência da invenção do "Spinning Jenny". No entanto, em vez de pobreza, a invenção da roda criou riqueza. É claro que as mulheres perderam seu trabalho, mas elas começaram fazendo outro trabalho. Então, embora houvesse grandes problemas econômicos em cada família por um tempo, a sociedade, como um todo, se tornou muito mais produtiva, já que todas as mulheres começaram a ser produtivas em outras áreas.

Então, o problema da internet não é que as pessoas perdem seu emprego. O problema é que nós, como sociedade, deve oferecer novos postos de trabalho para elas, a fim de serem produtivas em novas áreas inexploradas. O que nós fazemos é, no entanto, que, em vez de criar novos postos de trabalho, oferecemos-lhes uma pequena taxa para ficar em casa e não serem mais produtivas. A solução do século 21 parece mais social, mas, no longo prazo, não vai levar a criação de riqueza. Em vez disso, ela vai levar a pobreza e que é o que vemos crescer em torno de nós na Europa. Foi o que aconteceu em seguida, com a roda de fiar e agora com a internet:

Roda de Fiar: as pessoas perderam seu emprego = economia de custos para os produtores. As pessoas que perderam seu emprego procuraram, criaram e encontraram novas maneiras de serem produtivas. Isso gerou um lucro extra. Isso é "criação de riqueza".

Internet: as pessoas perdem o emprego, ficam com uma pequena taxa por parte do governo que recolhe o dinheiro das empresas por meio de tributação = custos mais elevados para as empresas. Para as pessoas que perderam seu emprego, é difícil de procurar, criar e encontrar novas maneiras de serem produtivas. Assim que encontrarem um trabalho, elas perdem a sua taxa do governo. Isso não é estimulante. Por causa do emprego de tributação, as empresas tentam evitar a criação de postos de trabalho e investir em maquinário. Neste momento, não há empregos disponíveis e nossa produtividade não sobe mais através da oferta de postos de trabalho para as pessoas, mas por meio da automação e de jogar fora as pessoas. Este é "destruição de riqueza".

Não é assim, e a internet está destruindo a riqueza. É o princípio de geração de renda e da divisão de renda que, no século 21, é muito diferente do século 18, que está destruindo a nossa riqueza. No seculo 21, as pessoas que são colocadas de fora do processo de produção, não podem encontrar seu caminho de volta para o processo de produção e criar mais riqueza.
Temos 60 milhões de pessoas sentadas em casa na Europa. Há a renda é baixa, sua perspectiva é negativa. Alguns deles nem sabem mais o que "riqueza" significa. Temos a obrigação moral de resolver isso. Será que não existem idéias para ajudar a embarcar de novo? Sim, existem.

Leia o meu próximo blog sobre o assunto "Criação de riqueza".

Pieter Hoff,
O Mosqueteiro Verde

No comments:

Post a Comment