Monday 10 February 2014

Mudanças climáticas extremas

Quem lê jornais, revistas ou a internet, sabe que o mundo está em chamas. Literalmente. Estamos a perder grandes áreas em todos os lugares. Na semana transata, no meio do inverno, grandes partes da Califórnia estavam em chamas e o governador Jerry Brown declarou uma "emergência de seca" para seu estado ...! 90% da Califórnia sofre agora com a seca.
Ao mesmo tempo, Nova Iorque sofreu um de seus inverno mais severos, em vez de fogo, com baixas temperaturas extremas.

Este é um desenvolvimento surpreendente: de um lado do país, tudo queimando. Do outro lado, tudo congelando. A falta de reação do mundo a esses extremos é ainda mais surpreendente: as pessoas já estão tão acostumadas a extremos, que os extremos parecem ser normais para elas.Apesar de um estado inteiro - que já foi o Jardim de Éden dos EUA - estar sofrendo de grave seca e parcialmente em chamas, muitas pessoas nos EUA, especialmente os políticos, negam que algo está acontecendo. Por que isso?

Talvez uma das principais causas é que mais e mais pessoas vivem em cidades. Eles não têm idéia de que estão conectados com a Mãe Terra. Eles não têm idéia do que seja terra, solo, húmus. Eles não têm idéia de que um m³ (27 pés³) de solo bom e saudável contém mais seres vivos do que todo o Oceano Atlântico. Os seres vivos que estão sendo queimados na Califórnia.
O problema é que eles estão tão desconectados, que para eles "alimentos e bebidas" não são mais sinônimo de "plantas, carne, leite e água." Alimentos significam comida processada ou hambúrgueres, e as crianças pensam que o leite é feito na fábrica. Assim como a Cola, as coisas que te fazem tão feliz. Se não houvesse alimentos processados e Cola, e se não houvessem transportes, e se, de repente, Los Angeles tivesse que viver de alimentos produzidos a partir de Mãe Terra ao redor da cidade, todos em LA - incluindo os políticos - entenderiam o grande desastre que significa a Mãe

Terra estar queimando em torno deles.
Isso significaria sem plantas, carne, leite, água. No máximo, eles teriam uma pequena parte saudável da Mãe Terra, no Brasil. E, no máximo, eles teriam transporte. Então, deixem a Califórnia queimando, não há problema. Vamos cortar a área da Amazônia e plantar lá soja GMO. Uma alimentação saudável processada. Problema resolvido ....

Pieter Hoff,
O Mosqueteiro Verde

No comments:

Post a Comment